Logo
Dicas > Dá pra sentir uma cor???
Dá pra sentir uma cor???
Já reparou como a cor de um ambiente pode te proporcionar sensações imediatas?

As cores estão presentes em todos os lugares, e isso é fato. Muitas vezes você nem percebe, mas ao passar por algum lugar, seja ele uma rua, a fachada de um restaurante ou até mesmo um ambiente decorado, o seu cérebro processa uma grande quantidade de informações que te remetem a memórias, sentimentos e sensações. Grande parte desse acontecimento é explicado na psicologia das cores, que é quando o seu corpo interpreta a cor de um lugar e a partir daí julga se ele é acolhedor, amigável, hostil…

Cb image default
PSICOLOGIA DAS CORES

Com base em estudos de várias universidades de todo o mundo, chegou-se a um consenso sobre as sensações que cada cor remete, e ficou mais ou menos assim:

Verde: Calma, tranquilidade, saúde, crescimento, vida, cura, dinheiro.

Azul: Credibilidade, confiança, profissionalismo, segurança, força, paz, integridade.

Roxo: Cura, proteção, profundidade, inteligência, realismo, luxo, dignidade.

Amarelo: Iluminação, abundância, cautela, claridade, calor, otimismo, alegria, amizade.

Laranja: Energia, desejo, calor, alegria, confiança.

Vermelho: Paixão, emoção, juventude, desafio, perigo, urgência.

Cinza: Equilíbrio, neutralidade, estabilidade, força, calma, segurança, personalidade, autoridade, maturidade.

Preto: Sofisticação, poder, formalidade, mistério.

Branco: Leveza, esperança, bondade, luz, pureza, limpeza, simplicidade.

Rosa: Romance, compaixão, fé, beleza, amor, sensibilidade.

Dourado: Riqueza, sucesso, status, generosidade, vida, sabedoria, carisma, otimismo.

Marrom: Estabilidade, confiança, acessibilidade, autenticidade.

Cb image default
AS CORES E O IMPACTO VISUAL EM AMBIENTES

Além dessas sensações, o local de aplicação da cor também pode causar um outro tipo de impacto visual, como alongar, encurtar, ampliar ou rebaixar um ambiente, veja na imagem a seguir:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.