Logo
Dicas > Como funciona a energia solar fotovoltaica
Como funciona a energia solar fotovoltaica
Diariamente toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares podem ser aproveitados para a geração de eletricidade.

Diariamente toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de eletricidade. Como isto é possível? Através de uma tecnologia chamada fotovoltaica, ou seja, luz transformada em eletricidade.

Como funciona:

- Para fazer isto, são utilizadas células solares formadas por duas camadas de materiais semi-condutores, uma positiva e outra negativa. Ao atingir a célula, os fótons da luz excitam os elétrons, gerando eletricidade. Quanto maior a intensidade do sol, maior o fluxo de eletricidade. O material mais comumente utilizado é o silício. Por ser o segundo elemento mais abundante da face da terra, não há limites com relação à matéria-prima para produção de células solares. A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias.

Cb image default
Painel fotovoltaico 

Existem inúmeras variações de painéis fotovoltaicos, mas vamos mostrar apenas os 3 tipos básicos:

- Painéis Solares Monocristalinos – São mais eficientes e feitos de células monocristalinas de silício. O silício utilizado deve ter elevada pureza, o que envolve um processo complexo para fabricar os cristais únicos de cada célula.

- Painéis Solares Policristalinos – São um pouco menos eficientes que os monocristalinos. Nestes painéis as células são formadas por diversos e não somente um cristal, dando uma aparência de vidro quebrado à célula.

- Painéis de Filme Fino – O material fotovoltaico é depositado diretamente sobre uma superfície, como metal ou vidro para formar o painel. São muito mais baratos e também muito menos eficientes. A área disponível pode ser uma restrição, pois a baixa eficiência deve ser compensada por uma área maior.

Dessa maneira, pode-se trabalhar tanto com as potências como as tensões de saída desejadas do sistema de energia solar.

Cb image default
Classificação energética 

Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos.

Sendo uma tecnologia que produz eletricidade limpa, com recurso apenas à energia do sol, que é uma fonte de energia contínua e limpa, os painéis solares têm mais vantagens do que desvantagens!

- Vantagens:

- Com um sistema de painel solar fotovoltaico irá reduzir a sua conta de eletricidade!

- Permitem gerar eletricidade limpa e renovável

- Com um painel solar fotovoltaico reduz a pegada ecológica

- Ajuda a aumentar o valor da sua casa no mercado imobiliário

- Os painéis solares são um investimento de qualidade a longo prazo

Cb image default
Montagem

- Desvantagens:

- Custos elevados de instalação

- Apenas produzem eletricidade durante o dia

- Apenas trabalham bem em certos telhados

Visto ser uma tecnologia que requer a instalação por pessoas qualificadas, aconselhamos a procurar uma ou mais empresas para fazerem um orçamento adequado as suas exigências e/ou necessidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.